munchscream.jpg

Transtornos Mentais: Depressão e Ansiedade

 

Estudos da OMS comprovam que o Brasil tem o maior número na América Latina de pessoas diagnosticadas com Depressão e de Transtorno de Ansiedade, sendo o recordista mundial deste último. Segundo a OMS os transtornos mentais comuns estão crescendo exponencialmente e que até 2020 estas doenças vão ser as mais incapacitantes do mundo. Por que estas doenças estão sendo diagnosticadas tão precocemente e nesta quantidade alarmante? Há uma confusão muito grande entre a Depressão Sintoma, uma tristeza por uma perda de alguém, briga com o chefe ou namorado, esta tristeza é apenas um sintoma.

 

E a Depressão Síndrome, uma tristeza muito intensa, desânimo, desprazer, falta de vontade, pessimismo, distúrbios alimentares, distúrbios de sono. Sintomas negativos que incapacitam o indivíduo para atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar, cuidar da família e até passear. Todos nós temos sintomas, mas quando passa de uma normalidade, deve-se procurar ajuda.  

 

A ansiedade patológica e os transtornos decorrentes dela (transtorno do pânico, fobias, TOC) são as doenças mentais mais frequentes. A ansiedade é uma emoção normal que nos alerta para situações novas e de perigo, que nos faz reagir a um estimulo. Quando esta reação é exagerada e desproporcional, a ansiedade torna-se um problema, além do medo e apreensão, causam sintomas físicos. Segundo estudos estas doenças se manifestam em média, duas vezes mais na população feminina.

 

Pessoas se auto diagnosticando e até automedicando, acreditando fielmente que estão no caminho certo, ou menos doloroso e na verdade estão se afundando mais e até mesmo gerando uma doença de fato.

Sim é logico que existem casos necessários e fundamentais de prescrição de remédios: antidepressivos, ansiolíticos e etc, mas obviamente com indicação e recomendação medica. Porem casos de automedicação e autodiagnostico que são preocupantes.

 

Se estas pessoas se aprofundassem em autoconhecimento e auto avaliação, perceberiam que em muitos casos, é apenas um momento difícil da vida que estão passando e que com um pouco mais de investimento consigo mesmo, com um tratamento psicoterapêutico, já resolveria esta angustia e sofrimento. Se prevenindo e se precavendo de futuras doenças mentais, na atualidade tão comum e corriqueira que até assusta.

 

Estes males causam um sofrimento terrível, geram angustia e desespero, e pelas condições sociais adversas a tendência é se proliferar. Isso serve como um alerta e para a conscientização do trabalho preventivo.

 

Se você se encontra nestes estados mentais, importante procurar um profissional da saúde, qualquer ajuda para quem sofre da alma deve contribuir.