De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 011/2012, é disponibilizado atendimentos psicológicos mediados por computador em caráter pontual informativo, focado no tema proposto pelo paciente e que seja realizado de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Respeitando as obrigações éticas normais de privacidade e confidencialidade.
Seguindo os parâmetros propostos pelo CFP, realizo o seguinte serviço online:
Orientação Psicológica online limita-se a 20 encontros ou contatos virtuais, podendo ser consecutivos ou esporádicos;
Atendimentos online ocorrem via e-mail ou videoconferência, através do aplicativo Skype, duração das sessões de 50 min;
Publico alvo acima de 25 anos;
As modalidades dos atendimentos online podem ser:
Síncronos: acontece em tempo real, vídeo conferência ou chat;
Assíncronos: não é realizada em tempo real, ex.: e-mail, e o profissional têm de 24 a 48 horas para responder;
Auxilia em situações e conflitos pontuais e objetivos, como por exemplo: conflitos ou situações: familiares, de trabalho ou amorosos, luto, medos e etc.
O atendimento online não é considerado psicoterapia, pois a terapia aborda a pessoa como um todo, sem limite de atendimentos;
Promove ganho de tempo, segurança e economia;
Não é indicado para: pacientes em crise ou acentuado descontrole emocional, transtornos psicológicos severos ou distúrbios psicológicos graves, nestes casos a indicação é da psicoterapia presencial;
Deveres do Psicólogo:
Analisar a queixa do paciente e avaliar se pode ajudar com orientações online ou se deveria passar por consulta presencial. Se for o caso, orientar o paciente e explicar os motivos.